19 de março de 2010

EXEMPLO
                     Este é apenas o modelo de um aplajemanto para o maternal.
                     Deve-se lembrar que o planejamento deve estar adequado a realidade da comunidade e o contexto em que a criança está inserida, e como a escola trabalha.         

                                                      PLANO DE AÇÃO SEMANAL




                                                         SEMANA DE 19 a 29/10/2009.






-19/10/2009- (Segunda feira)


- 07:30 / 08:00 - Acolhida: Musicalidade, Legue nas mesas, Brinquedos Jogo da Memória.


- 08:00/8:20: 1 º roda de trabalho: Canção do bom dia, Brinquedos cantados, observação do tempo Chamada interativa.


Contendo/ Disciplina:Natureza: Os Órgãos Sentindo fazer: Paladar e olfato.


Objetivos:- Explorar o paladar Por meio dos sabores do contraste


- Identificar o Alimento Pelo cheiro antes de degustar.


-apresentar diferentes sabores


- 08:20 / 900: Desenvolvimento.


Estimularei a conversação para analisar como as crianças percebem o bom paladar, e o mau cheiro dos alimentos e coisas.


Em seguida, cada Criança provará alimentos doces, salgados e o azedos.


Estimulando a percepção do paladar.


- 08:50 / 09:00 - Lavar as Mãos n lanchar.


-9,00 / 09:40 - Lanche Parque /.


- 09:40 / 09:50 - dentes Escovar os, Lavar as mãos. Trocar fraldas e descanso.


- 09:50 / 10:30 - Atividade do livro didático Referente ao Conteúdo.


10:30 / 11.00: Cantinho da leitura: Historia da Semana: Branca de Neve e Os Sete anões


10:30 / 11.00 - . Trocar fraldas perfumar pentear. Etc.


- 11.15/11.30 - Roda de Saída.


Avaliação:Observação do Prévio Conhecimento e facilidade em reconhecer sabores e cheiro.




************************************************** ********************************






- 20/10/09- (Terça-feira):


-7:30/08:00: Acolhida: Musicalidade, Brinquedos nas mesas e massinha de Modelar.


-8:00/08:20: 1 º roda de trabalho: Bom dia, interativa Chamada, Brinquedos cantados, e observação do tempo Contando numerais de 1 a 10.


Conteúdo/Disciplina: Matemática: Formas Geométricas: Quadrado.


Objetivos: Identificar Diferentes Tipos e Formas.


- Perceber a Diferença Entre as figuras geométricas.


-Desenvolver a Memória visual.


- 08:20/09:00: Desenvolvimento:


Na roda de 1 º trabalho, falarei e mostrarei objetos relacionados ao quadrado.


Faremos um círculo para a Montagem do palhaço com as Formas Geométricas.


A montagem será coletiva.


-9:00/9:10: Lavar as mãos par o lanche.


-9:10 / 9,40: Lanche Parque


-9:40 / 10h00: Lavar as mãos Escovar os dentes, trocar fradas se Necessário.


-10:00/10: 30: Cobrir o tracejo do circulo com cola colorida.


A atividade Será individual.


-10:30/1:00-Atividade Prática com massinha de Modelar.


-11:00 /11:15-Arrumar para sair: Lavar as mãos, pentear, trocar fraldas.


-11.15/11: 30: Roda de Saída.


Avaliação: Observação individual e coletiva continua Durante as Atividades.






************************************************** *******************************




-21/10/09: 03/09/09: (Quarta-Feira).


-7:30 / 08:00 Acolhida: Com musicalidade, jogos de Memória, Brinquedos.


-8:00 / 8:20:01 º roda de trabalho: Cantando Juntos, Bom dia, Chamada interativa, Brinquedos cantados e observação do tempo, contado Números 1 a 10.


- Conteúdo disciplina /: Matemática; Formas Geométricas: Retângulo.


-Objetivo: -Identificar Diferentes Tipos e Formas.


- Perceber a Diferença Entre as figuras geométricas.


-Desenvolver uma Memória visual.


- Reconhecer um Formas geométricas nos Objetos. ( bola, dado..)


- 08:20 / 08:40: Desenvolvimento:


Montaremos na imagem do palhaço com Formas de retângulo, Como, por exemplo, o chapéu, o Nariz.


Após a Colagem do boneco as Crianças farão o tracejo com cola Colorida .


-8:40 / 09:00 - Lavar as Mãos.


- 09:00 / 09:40 lanche, parque /.


-9:40 / 10:00 - dentes Escovar os, Lavar as mãos, trocar fraldas, etc.


- 10:00 / 10: 30- Disciplina / conteúdo: Matemática: Boliche - Atividade na sala azul .


-Objetivos: Aprimorar membros superiores.


-Identificar as Seqüências numéricas.


-Realizar uma contagem numérica.


Arrumarei 6 garrafas peti com os numerais em ordem ( 1 a 6)para as crianças derrubarem com a bola.


Ao derrubar as garrafas levarei o aluno a Contar Quantas derrubou e quantas sobraram.


- 10:40 / 11:00 - SESSÃO DE DVD: BRANCA DE NEVE.


-11:15 / 11:30-Roda de Saída.


Avaliação: Observação contínua das Atividades para identificar o Desempenho e participação.




************************************************** ********************************




- 22/10/09: (Quinta-feira).


-7:30 / 08:00: Acolhida: Com musicalidade, Legue nas mesas Jogos da Memória.


-8:00 / *: 08:30: 1 º roda de trabalho: Bom dia, Chamada interativa, Brinquedos cantados, observação do tempo Contando os numerais de 1 a 10.


Conteúdo Disciplina /: Linguagem: Letra (i).


Interdisciplinaridade: Trabalhar a contagem dos numerais da música.


Objetivos: - Identificar a letra (i ) entra as palavras.


- Aprimorar a Coordenação motora.


-Reconhecer as vogais.


- Contar os numerais de 1 a 10.


"Musica: indiozinhos (Essa música Faz parte da roda de Trabalho de Todos os dias, como Crianças adoram).




1,2,3, indiozinhos.


4,5,6, indiozinhos.


7,8,9 indiozinhos,


10, bote Pequeno num.


Iam Navegando Pelo Rio Abaixo, quando um jacaré se aproximou.


E o velho bote dos indiozinhos.


Quase, Quase Virou.


Mas não virou! "




-8:30 / 09:00: Desenvolvimento:


Na roda de 1 º trabalho, cantaremos a música.


Em seguida pedirei Para as Crianças identificar uma letra (i).


-9:00 / 09:10: Lavar as mãos par o lanche.


-9:10 / 09:50: Lanche Parque /.


-9:50 / 10:00: Escovar OS dentes, trocar fraldas , descanso.


-10:00 / 10:40 - Atividade: Contornar com tinta Colorida a letra (i).


A atividade Será individual.


-10:40 / 11:00: Atividade coletiva de letra da Colagem (i) não Cartaz.


- Recortar e colar da Começam Que figuras com uma vogal.


- 11: / 11:15: Sair pra arrumar: pentear, trocar fraldas Lavar as Mãos.


- 11:15 / 11:30: Roda de Saída.


Avaliação: observação individual e coletiva do Desenvolvimento durante a atividade e reconhecimento das vogais.




********************************************************************************






-23/10/09- (Sexta-feira):


-7:30 / 08:00: Acolhida: Musicalidade, mesas com Brinquedos e massinha de Modelar.


-8:00 / 08:20: 1 º roda de trabalho: Bom dia, chamada interativa, Brinquedos cantados, e observação do tempo, Contando numerais.


Conteúdo Disciplina /: Linguagem: letra "U"


-8.20/9.00: Desenvolvimento:


Ainda aproveitando uma musica dos indiozinhos.


Pedirei identificarem Para a letra (U).


Cantaremos uma musica e estimularei uma contagem dos numerais de 1 a 10
Contorno da letra (U) em folha avulsa.


-9:00 / 9,10: Lavar as mãos par o lanche.


-9:10 / 9,40: Lanche Parque /:


-9:40 / 10h00: Lavar as mãos e Escovar os dentes, trocar fradas se Necessário.


- 10.00/10: 30 - OFICINA DE ARTE: Montagem da tartaruga.


Objetivo: Conhecer, o animal EO Seu habitat natural. (Leitura do livrinho ilustrado)


-Trabalhar uma cor verde.


Com pratinhos de Papelão (pratinho de pizzas) Montaremos uma tartaruga.


As Crianças farão a Colagem do pratinho em papel A4 e montaremos juntos a tartaruga.( Individualmente).


10:30/11,00-Socialização dos Brinquedos.


11:00 /11,15-arrumar, Lavar as mãos, pentear, trocar fraldas.


11.15/11: 30: Roda de Saída.
AVALIE!

Tagged:

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito,muito bem planejado

Rita de Cassía disse...

Amo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.




Planos de aula (Primeiro dia na escola)

Plano de aula semana da adaptação

Plano de aula semanal educação infantil


Projeto adaptação escolar educação infantil

Adaptação escolar para a educação infantil


Mural escolar para o primeiro dia

Mural para o primeiro dia de aula

Mural variado volta as aulas